top of page
Buscar

Petroleiros contam a VERDADE por trás do aumento dos combustíveis no Brasil


A Comissão de Direitos Humanos e da Cidadania da Assembleia Legislativa ouviu em reunião esta semana a pauta de reivindicações apresentada pelo Sindicato dos Petroleiros do Paraná e de Santa Catarina (Sindipetro), que se mobiliza para uma greve nacional da categoria.

De acordo com o presidente do sindicato, Mário Dal Zot, o Brasil continua uma "colônia" dos grandes países e a principal motivação para esta paralisação é a política adotada pelo Governo Federal desde 2016 para os preços dos combustíveis no Brasil. Ele lembra que a alta contínua nos valores cobrados do consumidor final nos postos de gasolina se deve à indexação da produção do petróleo brasileiro ao valor do barril do produto no mercado internacional, cotado em dólar.

Desta forma, explica Dal Zot, acaba-se pagando a diferença do Real desvalorizado frente à moeda norte-americana. Para Requião Filho, isto só confirma o que vem explicando à população ao longo desse período.

"Eles contaram a verdade do que está por trás do aumento nos combustíveis no Brasil, que vive uma política entreguista do Governo Federal, que poderia estar atendendo aos interesses da população ao invés de agradar o mercado internacional".

Assista:

Ainda segundo Dal Zot, o Governo Federal tem planos de venda de quatro grandes refinarias brasileiras, entre elas a Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), em Araucária. Ele afirmou aos deputados que a unidade está operando com apenas 65% de sua capacidade de produção, numa subutilização determinada pela direção da Petrobras. O sindicato alega que a medida é parte de uma estratégia de privatização da empresa.

“É contra isso que estamos brigando, também contra a privatização que está dentro do pacote para privilegiar o mercado internacional e entregar boa parte do refino e produção do petróleo no Brasil para as grandes empresas internacionais”, destacou.

74 visualizações
bottom of page