top of page
Buscar

Mais um naufrágio na Ilha do Mel e Requião Filho propõe regras mais claras para embarcações de trave


Mais uma embarcação que levava turistas para a Ilha do Mel naufragou esta semana, na travessia do Canal da Galheta, perto de Pontal do Paraná. Não foram registradas vítimas fatais, mas a notícia é preocupante, uma vez que há pouco mais de dois meses, outro barco afundou em evento semelhante, com dezenas pessoas a bordo.

Preocupado com a situação, o deputado Requião Filho visitou a Capitania dos Portos em janeiro, logo que ocorreu o primeiro episódio de naufrágio, e se colocou à disposição do Capitão Germano Teixeira da Silva para a criação de ações educativas e de segurança, voltadas aos passageiros que fazem a travessia até a Ilha do Mel.

O parlamentar, que também é presidente da Comissão de Defesa do Consumidor na Assembleia Legislativa do Paraná, reconhece que a legislação brasileira restringe este tipo de normativa a ações exclusivas da Marinha.

“Ainda assim, estamos à disposição da Capitania para quaisquer parcerias que possam ser feitas, no âmbito estadual, de forma a informar aos consumidores a respeito do aparato básico de segurança que precisa ser observado, ao entrarem numa embarcação. O número de coletes salva-vidas correspondente ao número de passageiros, por exemplo, precisa estar visível e dentro do exigido por lei”.

Com a temporada de verão, é grande o fluxo de turistas e visitantes usufruindo do transporte náutico pelo litoral e redobram as fiscalizações das embarcações que transitam nas praias do Paraná. O Capitão agradeceu a visita e elogiou a atitude do deputado, que se colocou à disposição da Capitania dos Portos e se propôs a ajudar, de alguma forma, para garantir a segurança dos passageiros.

A Capitania emitiu nota sobre este último naufrágio e afirmou que um inquérito será instaurado para apurar as causas, circunstâncias e a responsabilidade do acidente. O prazo previsto é de 90 dias.

56 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page