Buscar

Em Cascavel, deputados criticam novo modelo de pedágio

Para Requião Filho, nova proposta esconde aumento de tarifas progressivas nos anos seguintes à realização de obras.|

Requião Filho alerta sobre prejuízos do novo modelo de pedágio | Fotos: Dalie Felberg

Líderes e membros do legislativo estadual que integram a Frente Parlamentar do Pedágio na Assembleia Legislativa estão em Cascavel nesta sexta-feira para uma audiência pública sobre o assunto. O Ministério da Infraestrutura planeja implantar o novo modelo a partir de 2022 e, com isso, conceder 3.327 quilômetros de rodovias estaduais e federais divididos em seis lotes com 42 praças de pedágio, 15 praças a mais do que atualmente. O prazo de concessão é de 30 anos.


Para o Deputado Requião Filho é importante que a população esteja a par de todos os detalhes dessa nova concessão, porque pode apresentar um valor mais baixo de tarifas nos primeiros anos, mas aumentar expressivamente após a realização de obras nas rodovias.

“São obras que nós já pagamos vão nos cobrar novamente nesse novo contrato. A sociedade precisa prestar atenção sobre o que está sendo apresentado, onde a concessionária fica autorizada em aumentar em até 40% de suas tarifas assim que concluir cada trecho de duplicação. Em poucos anos, estaremos pagando muito mais caro do que hoje, e sem condições jurídicas de questionar no futuro”, destacou.


Durante a apresentação na manhã desta quinta-feira, Requião Filho também falou sobre a preocupação com esses estudos feitos pelo Ministério e que não contemplam a realidade dos paranaenses.

"Surpreendentemente, um dos trechos a serem pedagiados em Toledo já foi retirado do projeto", questionou o deputado.

Assista:

As próximas audiências públicas regionais estão previstas para serem realizadas em: 06/02 - Oeste (Foz do Iguaçu)

11/02 - Norte (Londrina)

12/02 - Norte Pioneiro (Cornélio Procópio)

18/02 - Centro (Guarapuava)

19/02 - Sudoeste (Francisco Beltrão)

25/02 - Noroeste (Maringá)

26/02 - Vale do Ivaí (Apucarana)

04/03 - Metropolitana (Curitiba)

05/03 - Campos Gerais (Ponta Grossa).


Confira como foi a Audiência na Íntegra:


19 visualizações