top of page
Buscar

Requião Filho visita municípios da região metropolitana e fala sobre projeto que altera ICMS no Para


O Deputado Estadual Requião Filho esteve nos dois últimos dias visitando municípios da Região Metropolitana de Curitiba. No roteiro estavam a cidade da Lapa, Contenda, Ponta Grossa e Araucária, onde visitou prefeitos, vereadores, lideranças e veículos de comunicação.

O Projeto de Lei 557/2017, de autoria do Executivo, que tramita na Assembleia Legislativa tem preocupado a população e foi um dos assuntos mais comentados em toda região. No artigo 30, o Governo propõe aumentar a cobrança de ICMS dos empresários paranaenses, em especial, das micro e pequenas e empresas.

Em visita à redação do Portal "A Rede" e do "Jornal da Manhã" nesta sexta-feira (6), o deputado fez um alerta aos empresários.

“Ponta Grossa tem uma associação forte, tem um número grande de microempresas, é uma cidade polo. Então a gente chega aqui para avisar que o governo quer aumentar ICMS das empresas e não sou só eu quem está criticando isso. A FACIAP [Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná], FIEP [Federação das Indústrias do Estado do Paraná], o Conselho Regional de Contadores, o deputado federal João Arruda, relator do Simples, todos condenam o aumento de impostos”, criticou.

Para o deputado, o projeto foi protocolado com o objetivo de aumentar a arrecadação do Estado “para sanar os problemas que eles mesmos criaram”.

O projeto chegou à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) no fim da semana passada em regime de urgência, e foi debatido entre segunda (2) e quarta-feira (4).

“Conseguimos alertar as associações e federações e começamos as discussões, vamos pressionar até o governo desistir de aumentar os impostos para pequenos e microempresários”.

O peemedebista explica que o projeto pode acabar com a faixa de isenção e ressalta que a Substituição Tributária (ST) é uma forma de combater o Simples e o SuperSimples.

“O pequeno e o micro quando pagam a ST, esse preço está automaticamente embutido no preço final do produto porque ele não pode ter crédito tributário. Uma loja grande cria crédito tributário, então ela não repassa. O pequeno empresário é obrigado a repassar, porque ele teve que aumentar seu capital de investimentos e seu produto fica mais caro. Se o produto está mais caro, você não compra na pequena loja, você vai comprar na grande rede. Se você não comprou na pequena loja, ela fechou e desempregou. O cidadão desempregado sobrecarrega o sistema de saúde, de educação e de segurança”, garante o deputado.

Em tempos de crise econômica e política, com escândalos estourando em todas as esferas, a saída de Requião Filho para recuperar a confiança na classe política é a transparência nos gastos públicos e a fiscalização por parte dos eleitores.

"Falta [transparência] no Judiciário, no Ministério Público, no Executivo e no Legislativo. A gente tem que escancarar tudo e a população tem que acompanhar. Se a população não presta atenção e vota na campanha mais bonita, na campanha mais volumosa, o discurso doce fica amargo com o aumento de impostos, da água, da luz, o congelamento de décadas de conquistas para o funcionalismo público”, conclui.

O Deputado visitou também na quinta-feira a Rádio Gralha Azul em Araucária, a Rádio Beija Flor em Contenda e a Rádio Lapeana, na Lapa. E nesta sexta, em Ponta Grossa, além do Jornal da Manhã, visitou as Rádios T, CBN e Santana.

No programa T News, da Rádio T, falou sobre os desafios de se fazer oposição hoje na Assembleia e das dificuldades de somar forças a outros políticos para impedir que projetos prejudiquem a população paranaense.

Ouça a entrevista na íntegra da Rádio T


Colaboração: Gabriel Santini, do Portal A Rede e Jornal da Manhã | e Mareli Martins, da Rádio T.

 

Galeria de Fotos

5 visualizações
bottom of page