top of page
Buscar

Treinamento de primeiros socorros pode ajudar pais de primeira viagem

Projeto de Requião Filho apresentado em 2017 ganhou coautoria de outros seis deputados e agora está prestes a ser sancionado.


O Deputado Estadual Requião Filho comemorou nesta segunda-feira (19) a aprovação de um Projeto de Lei que cria um treinamento específico com orientações de primeiros socorros, em hospitais e maternidades, voltados para papais e mamães de primeira viagem, antes da alta do bebê recém-nascido. A adesão é facultativa, mas as unidades de saúde deverão informar aos pais sobre a disponibilidade do treinamento já durante o acompanhamento pré-natal.

“A proteção à vida do recém-nascido é fundamental. Muitos casos de engasgamento, aspiração de corpo estranho ou morte súbita podem ser evitados com as orientações corretas e o treinamento dos pais ou responsáveis”, justificou o deputado.

Requião Filho lembra que a orientação médica de socorristas ou bombeiros por telefone, embora seja corriqueira, em muitos casos pode ser tardia e, por consequência, insuficiente. “Manter a calma e saber o que fazer com a criança, no momento do desespero, pode ser a prevenção de uma possível e infeliz fatalidade.”

O Projeto de Lei 628/2017 foi apresentado há seis anos e, ao longo deste período, ganhou o apoio e a coautoria de outros seis deputados: Arilson Chiorato, Coronel Lee, Homero Marchese, Jonas Guimarães, Mabel Canto e Maria Victoria, que protocolaram projetos correlatos: números 276/19, 89/20 e 338/21, e foram anexados à primeira proposta. Agora, o PL vai para redação final e, só depois, para sanção do Governo do Estado.

10 visualizações

Comments


bottom of page