Requião Filho avança em pesquisas para o governo do Paraná e desafia favoritismos do sistema político
- Gabinete Requião Filho
- há 3 dias
- 2 min de leitura
Sem amarras políticas, o deputado Requião Filho consolida seu nome na corrida eleitoral de 2026. Um levantamento feito pelo Instituto Paraná Pesquisas mostra o parlamentar como o deputado estadual melhor avaliado para a disputa ao governo do Estado, com 18,1% das intenções de voto nas próximas eleições, ocupando o segundo lugar na pesquisa estimulada.
Em um cenário político marcado por alianças com o governo federal e o governo estadual, Requião Filho se destaca justamente por representar o oposto: a independência. Sem vínculos com grandes estruturas partidárias, com o presidente Lula e o governador Ratinho Jr., ele tem conquistado um crescimento orgânico, aumentando a confiança de um eleitorado que demonstra insatisfação com o chamado “sistema”.
Em entrevistas recentes, Requião Filho declarou não ser “o candidato do Palácio do Planalto ou do Palácio Iguaçu”, dando destaque para a intenção de construir um projeto político coletivo, mas sem amarras. O discurso é coerente com sua postura na Assembleia Legislativa do Paraná, onde o deputado se destaca por fiscalizar com rigor os atos do governo estadual, mas sem passar pano para a política de Lula. Como projeto político, ele já disse defender pautas de impacto social como redução de impostos para ampliação de vagas de emprego e o combate à corrupção no Paraná.
O que chama a atenção, no entanto, é a decisão dos institutos de pesquisa de mudar as peças do jogo para ver se derrubam Requião da disputa, não incluindo seu nome em cenários de segundo turno. Mesmo pontuando o suficiente para isso, as pesquisas estimuladas ignoram o cenário. Fica o questionamento: qual o motivo de não colocarem o principal adversário de Sergio Moro nas perguntas de segundo turno?
Com o desempenho de Requião Filho avançando nas últimas pesquisas - 14,5% no Instituto IRG e 12,2% Neokemp Pesquisas - fica evidente o malabarismo dos institutos para incluir candidatos da máquina pública. O deputado que evidencia problemas graves no sistema está realmente incomodando.

Comments