top of page

Projeto institui o Programa de Parentalidade Responsável

A possibilidade de oferecer aos pais e mães a prorrogação das licenças no trabalho, após o nascimento dos filhos, motivou o deputado Requião Filho a apresentar esta semana um projeto de lei para instituir a Parentalidade Responsável no Estado do Paraná.

ree

"Se por um lado às mães costumam ser delegadas todas as obrigações pela criação dos filhos, por outro, os pais costumam ser pouco incentivados a exercerem suas responsabilidades", justificou.

Para o Deputado, é necessário que o Estado tome medidas no sentido de se evitar a ausência de registro dos filhos por parte dos pais, bem como, quando realizem o registro civil, também participem ativamente da vida das crianças, oferecendo além do auxílio material, também carinho e afeto.


"Desta forma, considerando a importância de possibilitar um convívio maior com os filhos, bem como incentivar a paternidade e maternidade responsáveis, conto com a aprovação de todos para a aprovação do presente projeto", destacou.

O Projeto vem de encontro ao artigo 227 da Constituição Federal e estabelece como Dia da Parentalidade Responsável o dia 19 de março.


Princípios e Diretrizes

I – A priorização do melhor interesse e proteção integral da criança;

II – A igualdade entre direitos e deveres dos genitores no que tange à educação, criação e sustento dos filhos;

III – a função social da empresa e o incentivo à paternidade e maternidade responsáveis.


Comentários


bottom of page