Buscar

O Lockdown e o pequeno comerciante

Quem paga a conta pela incompetência do Governo Federal que não comprou a vacina no momento certo é o empresário que gera emprego e renda nos municípios.

Por: Requião Filho


Já aviso a todos os meus leitores que em nenhum momento me posiciono contra qualquer medida de proteção ao Coronavírus, muito pelo contrário. Fui o primeiro deputado estadual a adotar as medidas recomendadas pela OMS, mas aqui, hoje, com vocês, os convido para uma análise dos efeitos nefastos que os pequenos empreendedores enfrentam há mais de um ano.


A falta de trato com a saúde pública, somado ao negacionismo científico, lotam nossas UTIS e cemitérios, lado a lado com o caos humanitário, onde milhares de famílias amargam a fome, a falência e o desemprego.


Não podemos fechar os olhos para a situação de desespero de nossos comerciantes. Os sucessivos “abre e fecha” condenam ao caos financeiro inúmeras empresas, e traz o desemprego para nossa população, enquanto o governador se esconde atrás de seu secretário Beto (não o Richa, esse ele finge que não conhece mais), sem garantir um mínimo de planejamento e subsídio aos pequenos e médios comerciantes do Paraná.


Há 15 meses vivemos os devaneios dos governantes, que entre uma onda e outra do COVID não sabem como proteger nem a saúde dos paranaenses, tampouco a economia.


Não se pode mais exigir do pequeno comerciante que mantenha seus empregados, se ele sequer sabe se poderá ter seu comércio funcionando.


Os pequenos comerciantes sentem com mais intensidade a força do aumento de água, luz e outros impostos e pagando essa conta praticamente sozinhos, enquanto outros lucram com a desgraça alheia.


Precisamos apostar em soluções mais inteligentes. O lockdown dia sim dia não, não tem dado certo! Temos que encontrar outras saídas para diminuir as aglomerações, seja em festas clandestinas ou naquelas decorrentes da miséria, da desinformação ou de quem paga a campanha de quem decide. Precisamos cuidar das pessoas, dos empregos. A luta tem que ser pela vacinação em massa, pela vida!


----

ARTIGO PUBLICADO ORIGINALMENTE EM - BLOG DO ESMAEL

11 visualizações