top of page
Buscar

O dilema da educamilitarização no Paraná

Por: Requião Filho


Se você tivesse 40 milhões para investir em educação, o que você faria? O Governador Ratinho Junior quer torrar todo esse dinheiro em uniformes. Dinheiro esse que poderia ser usado para melhorar as estruturas precárias que temos espalhadas pelo Estado, que foram inclusive corrompidas pelo seu mentor Beto Richa. Em vez de investir na educação, gastamos com diárias e uniformes.

O Governador não tem plano algum e se apoia em ondas populistas para tentar esconder sua incompetência. Como sempre é puro marketing!


Se o plano dele é gastar 65 milhões apenas com diárias e uniformes em 215 escolas, imagina quanto custaria para manter TODAS as escolas funcionando bem na gestão dele?

Eu faço a conta para você, em quatro anos ele gastaria mais de 1 bilhão e meio!!! O custo médio de um aluno do ensino médio (segundo matéria da própria Secretaria em 2015) era de 301 reais por mês, ou seja, em 1 ano de programa esse investimento poderia trazer mais 17 mil alunos para a rede pública, contando inclusive com o salário do professor, que entra nessa conta.


Além disso, o custo para construir uma escola nova gira em torno de 2 milhões, dando capacidade para 4 mil alunos. Isso representaria 27 escolas novas no Estado, podendo atender a 108 mil alunos. Ainda para efeitos de comparação, em 2018 nossa evasão escolar girava em torno de 78 mil, muitos desses deixando de estudar pela falta de escola próxima da sua residência ou de períodos noturnos.


Medida populista, arbitrária, feita por uma lei que não apresenta critérios claros e nem transparente é. Onde está a lista das escolas? Onde está o índice de vulnerabilidade social que a lei exige como critério? E os índices de fluxo escolar? Rendimento?

Desafio a qualquer um aqui a entrar no portal da transparência do Paraná e encontrar facilmente esses dados. O Governo que tanto prega eficácia, compra roupa e paga diária como se isso fosse resolver o problema da educação do Paraná.

24 visualizações
bottom of page