Buscar

Novos leitos de UTI podem não resolver o colapso na saúde

Médicos alertam para necessidade urgente de vacina e conscientização popular para estancar contágio da doença.

Requião Filho | Foto: Dalie Felberg / ALEP

O Deputado Estadual Requião Filho esteve reunido esta semana com representantes do Conselho Regional de Medicina e da Sotipa - Sociedade de Terapia Intensiva do Paraná, para saber a real situação das UTI's nos hospitais paranaenses. O alerta dos profissionais da saúde, que vivem uma rotina desgastante há um ano, é de que o vírus não acabou e que a única maneira que temos de combate-lo é com a vacina.

“Fiquei comovido com a situação, por entender que há necessidade de iniciarmos uma campanha massiva e urgente contra a Covid-19, para conscientizar a população sobre a real necessidade de continuar com os cuidados para evitar o contágio. Os médicos estão trabalhando no limite", advertiu o deputado.

Os médicos que participaram da reunião remota, estão assustados com o avanço do contágio, devido à atitude imprudente de muitas pessoas que estão promovendo aglomerações em festas, praias, ruas e praças. Eles alertam que o tempo de internamento de um paciente comum é de 4 a 5 dias, mas de covid chega a 14 dias em média, podendo passar de um mês.


“Essa demora na recuperação preocupa. É uma doença difícil de ser tratada e somente a vacina pode nos trazer um alento! A necessidade de abrir leitos é inquestionável, mas precisamos também focar esforços na formação e na contratação de mais médicos especialistas em UTIs. E isso pode demorar, mas a vacina não”.

Requião Filho também está protocolando um requerimento ao Governo do Estado cobrando medidas urgentes para a contratação de mais profissionais, para a compra da vacina e para criar campanhas de conscientização popular. No documento, o deputado anexou também as recomendações encaminhadas pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira - AMIB, sobre as ações necessárias para operacionalizar as unidades de assistência a pacientes graves, durante a vigência da pandemia.

110 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Praça Nossa Senhora de Salette, s/nº
Gabinete 101 - 1º Andar - Centro Cívico

Curitiba - Paraná

CEP: 80530-911

Siga Requião Filho nas Redes Sociais

  • TikTok
  • Face do Requião Filho
  • Twitter do Requião Filho
  • YouTube do Requião Filho
  • Instagram do Requião Filho
  • Flickr do Requião Filho
  • SoundCloud  do Requião Filho