top of page
Buscar

Mínimo Regional diferenciado, desde os tempos do Governador Requião

Por: Requião Filho

Sempre é bom falarmos de boas iniciativas que se perpetuam pelo tempo. Esta semana foi publicado o valor do novo salário mínimo regional para os paranaenses, no valor de R$1.383,80 (5,86% de reajuste). Mas essa valorização do trabalhador não configura qualquer novidade, já que em 2006 foi promulgada a Lei do Piso Salarial, nº 15.118, pelo então governador Roberto Requião (MDB), o que tornou o Estado do Paraná diferenciado nesse quesito e referência no Brasil. Desde então, ano a ano, o Paraná sai na frente, com salário mínimo maior que o do país, permitindo maior poder de compra de seus cidadãos e fazendo girar a economia.


Importante dizer que um salário decente, nesta época de recessão, permite que o cidadão possa continuar fomentando toda a economia e faz o Paraná mais forte e mais respeitado. Espero que esse posicionamento de valorização dos trabalhadores, inédito por parte de um governo atual, que começou lá atrás com Requião, passe a se espalhar em todos os setores, inclusive para o funcionalismo público, que vem sofrendo com a retirada de seus direitos e constante perda salarial. Afinal, a esperança é a última que morre!


Não existe qualquer lógica em obrigar os empresários a pagar mais, quando o próprio governo insiste em reduzir os direitos do servidor público. É o famoso ‘fale o que eu digo, mas não faça o que eu faço’. A medida passa a valer a partir de fevereiro de 2020, existindo valores diferenciados estabelecidos para categorias diversas.

51 visualizações
bottom of page