top of page
Buscar

Dia do Servidor Público para comemorar ou lamentar?

Profissionais que colocaram suas vidas em risco durante a pandemia ainda sofrem com a desvalorização do poder público.

Por: Requião Filho


Médicos, enfermeiros, policiais, professores e outros tantos profissionais do serviço público brasileiro seguem lutando por seus direitos. A cada ano que passa, aos trancos e barrancos, vão se perdendo conquistas e a valorização de suas carreiras vai sendo jogada ladeira abaixo. Uma ideia privatista tomou conta do país nos últimos anos, onde tudo o que é pago é melhor. Onde tudo o que é mais caro, vale mais, tem outro peso, outra medida. Uma ideia abominável de que vender é sempre melhor do que manter para atender a população.

Assim o governo vem fazendo com nossas estatais, repassando o dinheiro dos lucros a pessoas que sequer moram no Paraná ou sabem que nosso Estado existe. Enquanto isso, nossos profissionais das mais diferentes áreas, que passaram em concursos para atender a população, para ajudar no desenvolvimento da comunidade, são deixados de lado. E nesse cenário onde só o serviço privado tem valor, nossos servidores vão sendo marginalizados, tendo seus salários reduzidos e jogados para escanteio.


Pagam caro para garantir alguma aposentadoria no futuro, mas quando chegam próximos disso, são vítimas de uma nova e cruel reforma previdenciária. Mesmo assim, batalham dia a dia para manter o seu filho bem atendido na escola enquanto você trabalha, e nem sempre têm um mínimo de reconhecimento.

Esse senso de coletividade, de ajudar o próximo, de reconhecer quem está cuidando de nós, é algo que aos poucos vem se perdendo. Mas sempre é tempo de resgatar os valores do que foi esquecido.


Que esse 28 de outubro seja uma data para lembrarmos que o policial que cuida da nossa segurança, sai todos os dias bem cedo da sua casa para assumir um papel fundamental no nosso ecossistema social.


Que o médico, o enfermeiro e o fisioterapeuta que cuidam da sua doença no hospital público não sejam esquecidos ou tratados como algo menor ou com desdém!


Que o educador que está lá na escola pública ajudando seu filho a ler e a escrever, foi alguém que se dedicou muito para chegar onde está e valoriza cada minuto ao lado de todas aquelas crianças, que serão futuros professores, médicos, enfermeiros, policiais, engenheiros e que farão a diferença no mundo.


Olhar com carinho para quem nos atende é mais do que gratidão, é respeito! Parabéns, servidores públicos, vocês são guerreiros de um time que, nem sempre, entra em campo munido de bons uniformes ou bons equipamentos para trabalhar. Mas que com o pouco que possuem fazem o seu melhor e transformam toda uma nação!


* * *

Artigo publicado originalmente em Blog do Esmael.

75 visualizações
bottom of page