Deputado Requião Filho recebe apoio da bancada federal para buscar melhorias na fronteira entre Brasil e Argentina
- Gabinete Requião Filho
- há 5 dias
- 2 min de leitura
Nesta terça-feira (30), o deputado estadual Requião Filho (PDT) recebeu o apoio da Bancada Federal do Paraná na mobilização por avanços estruturais e administrativos em regiões de fronteira entre Brasil e Argentina. A iniciativa foi articulada pelo coordenador da bancada, deputado federal Toninho Wandscheer (PP), com a adesão dos demais parlamentares paranaenses.
Em reunião em Brasília, os parlamentares formalizaram uma moção de apoio às reivindicações do Comitê de Desenvolvimento Territorial – La Frontera, entidade criada em 2013 que atua em mais de 21 municípios do Paraná e três municípios argentinos, promovendo integração socioeconômica, cultural, educacional, turística e empresarial entre os dois países.
Requião Filho destacou que a ação conjunta com deputados federais amplia a força política do tema. Com impacto direto na vida de milhares de pessoas, o parlamentar acredita que medidas estruturais e administrativas mais adequadas devem beneficiar diretamente os municípios brasileiros da zona de fronteira com a Argentina: Capanema, Planalto, Pérola do Oeste, Pranchita, Santo Antônio do Sudoeste, Bom Jesus do Sul e Barracão.
“O fortalecimento das fronteiras brasileiras não é apenas uma questão de segurança, mas de desenvolvimento econômico e social. O apoio da bancada federal chama a atenção para a necessidade de união em torno dessas medidas, que impactam diretamente milhares de trabalhadores, empresários e famílias da região”, pontua Requião Filho.
Para Toninho Wandscheer, é importante que o Poder Público invista em políticas para garantir maior desenvolvimento nas regiões afetadas.
"A região de fronteira precisa de políticas públicas firmes para avançar. A Bancada Federal do Paraná tem o papel de dar voz a essas demandas, garantindo recursos, dialogando com o Governo Federal e fortalecendo o Comitê La Frontera, para trazer mais desenvolvimento, segurança e qualidade de vida para a nossa gente", comenta Wandscheer.
A Bancada Federal também assumiu o compromisso de dar encaminhamento às propostas junto ao Congresso Nacional e ao Poder Executivo Federal, especialmente em diálogo com o Ministério das Relações Exteriores, a Receita Federal e a Embaixada da Argentina no Brasil.
Principais demandas - Entre os principais pedidos feitos pelo Comitê La Frontera estão o reforço do efetivo e da infraestrutura das aduanas brasileiras em Santo Antônio do Sudoeste e Capanema, bem como das argentinas em San Antonio e Comandante Andresito; a ampliação do horário de atendimento nos postos fronteiriços; a reforma e ampliação das aduanas de turismo, com a implementação de controle migratório recíproco; a criação de um espaço de livre circulação em até 80 km da fronteira; além do apoio institucional às ações transfronteiriças do Comitê La Frontera.
Articulação internacional - Em julho, Requião Filho liderou uma reunião binacional com autoridades do Paraná e da Argentina para discutir soluções conjuntas para os municípios de fronteira. O foco do encontro foi a reestruturação das alfândegas e a ampliação do horário de funcionamento, medidas consideradas essenciais para fortalecer o comércio, o turismo e a integração regional.
Comentários