top of page
Buscar

Conquista para transgêneros no Paraná.

Corregedor-Geral da Justiça atende pedido de Requião Filho e determina mais atenção de cartórios nos registros civis.

Janeiro é considerado o mês da Visibilidade Trans, que mobiliza a comunidade a lutar contra a violência e a discriminação de pessoas transexuais e travestis. Mas apesar das notícias tristes, neste início de ano a comunidade tem um motivo para comemorar.


Após relatos de transexuais sobre as dificuldades encontradas nos cartórios paranaenses, o Deputado Estadual Requião Filho protocolou pedido ao Corregedor Geral de Justiça que determinou mais atenção e atendimento à legislação na retificação de registros civis.


“É uma grande conquista, porque garante dignidade e respeito a todos, no momento de emitir seus documentos. Diminui o preconceito e serve como um carimbo do estado contra a violência de gênero”, declarou o deputado.

Enviada a todos os cartórios do Estado, o documento assinado pelo Corregedor Espedito Reis do Amaral determina o cumprimento do Provimento 73 do CNJ, o que irá facilitar a alteração de prenome e gênero pela comunidade trans. Referida medida, inclusive, atende a decisão recente do Supremo Tribunal Federal (RE 670.422), que autorizou a transexuais e transgêneros a alteração do nome no registro civil diretamente em cartório, não se exigindo nada além da manifestação de vontade do indivíduo.


“Assim, a passos curtos (e, sem dúvidas, importantes), podemos contribuir para que todos vivam uma vida digna, tenham seu gênero respeitado e, principalmente, tenham seu nome reconhecido pelo estado brasileiro”, finalizou.


136 visualizações
bottom of page