top of page
Buscar

Deputado pede o fim de taxas de religamento de água e luz


O Deputado Estadual Requião Filho (MDB) protocolou nesta segunda-feira (28), um Projeto de Lei que determina a vedação de cobranças das taxas para restabelecer o fornecimento de água e luz, e outros serviços públicos, no Estado do Paraná. Para o parlamentar, a prática desta cobrança prejudica os consumidores com menor renda.

"Deixam as pessoas sem alternativa. Diante de eventual inadimplência, é natural que o serviço deixe de ser prestado, mas tão logo seja quitado, não há porquê cobrar qualquer taxa-extra. A Lei 76/1995 não é clara sobre o restabelecimento do serviço e esta lacuna permite este comportamento abusivo por parte das concessionárias", justificou o deputado.

Diante de novos aumentos nas faturas de água e luz do Paraná recentemente anunciados e aprovados pela Agepar, Requião Filho acredita que isso prejudica ainda mais a situação de pessoas de baixa renda, que dependem do fornecimento destes serviços básicos.

"Dificulta a situação dos mais pobres. Já é uma punição ter o serviço cortado pela inadimplência e esta taxa não é razoável, tem efeito danoso sobre os consumidores, que não apenas sofrem para buscar recursos para sanar suas dívidas, mas ainda precisam arcar com mais esta cobrança", explicou.

288 visualizações
bottom of page