top of page
Buscar

Elaboração do Plano de Segurança de Barragens segue questionando órgãos estaduais


O que aconteceu em Minas Gerais acendeu um sinal de alerta em todo Brasil. Aqui no Paraná, por iniciativa do Deputado Estadual Requião Filho (MDB/PR), começou a ser elaborado um projeto que pretende mapear e estabelecer novas normas de controle de construção e segurança em áreas de barragens.

Porém, devido a complexidade do assunto, o parlamentar tem reunido informações a partir de estudos de engenheiros e equipe técnica para tornar o projeto realmente eficaz.

“São mais de 400 barragens em todo Estado, onze as que oferecem algum risco e inúmeras consideradas artesanais, sem qualquer controle mapeamento ou fiscalização. O importante de tudo isso não é proibir, mas aperfeiçoar a segurança, em especial das famílias que moram próximas a esses locais, garantir a manutenção e o monitoramento das estruturas construídas. Nossa ideia é criar normas eficazes de segurança tanto para as novas quanto para as antigas barragens”, justificou.

Somente nesta semana, o deputado encaminhou diversos pedidos de informações relacionados ao assunto para contribuir com a elaboração do Plano de Segurança de Barragens. Para o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Águas Paraná, Instituto de Cartografia e Geologia do Paraná, Defesa Civil, Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Copel e a Sanepar, o questionamento é a respeito da participação destes órgãos no Comitê Paranaense de Segurança de Barragens.

“Diante deste diagnóstico, poderemos saber o que de fato é feito em relação a segurança no Estado e traçar estratégias efetivas para compor nosso projeto”.

8 visualizações
bottom of page