top of page
Buscar

Em Foz, Requião Filho propõe Audiência Pública para debater permanência da Unila


Convidado para participar de Seminário na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), em Foz do Iguaçu, o Deputado Estadual Requião Filho declarou nesta terça-feira (25) seu apoio à Universidade e seu posicionamento contrário à Medida Provisória 785/2015 proposta pelo Deputado Federal Sérgio Souza, em Brasília, que pede a extinção da instituição no Paraná.

"Vou propor na Assembleia Legislativa uma Audiência Pública, aqui em Foz do Iguaçu, para debater o assunto e defender a permanência da UNILA. Queremos entender o porquê deste interesse repentino pelo fim da integração desta universidade tão importante para o Mercosul e que tem trazido resultados tão positivos para a sociedade", defendeu Requião Filho.

Desde que foi divulgada, a iniciativa vem sendo questionada pela comunidade acadêmica, entidades representativas e moradores. O movimento “Unila Resiste” possui milhares de seguidores e até uma petição pública online, criada em defesa da manutenção da universidade, até o momento, com quase 15 mil assinaturas.

Estruturada como uma organização inovadora, bilíngue e interdisciplinar, a Unila foi inaugurada em 2010, com o intuito de integrar os países Latino Americanos e promover intercâmbios culturais, científicos e educacionais. Para a comunidade universitária, o projeto de Sérgio Souza não se trata de uma ideia repentina, nem apenas de uma mudança de nome, mas o fim de um projeto geopolítico e social.

"Contem com nosso apoio contra essa ideia esdrúxula", declarou o deputado.

Palestra

Convidado para proferir palestra sobre o impacto e as consequências da crise política e econômica paranaense, no 3º Seminário Nacional de Geografia Econômica e Social, o deputado enumerou os escândalos de corrupção, falou sobre os cortes financeiros e a falta investimentos em todos os setores pelo Governo do Paraná.

Ao lado do Senador Roberto Requião, que também falou sobre a crise no país, Requião Filho se mostrou preocupado com os rumos da aprovação das reformas trabalhista e previdenciária que retiram direitos dos brasileiros.

Sobre a proposta que extingue a Unila, o Senador defendeu a expansão da Universidade e afirmou que a justificativa do deputado Souza, sobre não haver verbas suficientes para as ações de desenvolvimento da universidade, não possui fundamento.

O evento foi transmitido ao vivo pelo Facebook.

Clique AQUI para assistir na íntegra

7 visualizações
bottom of page