top of page
Buscar

Governo do Paraná não repassa recursos e alunos de Jacarezinho ficam sem merenda


Um aviso enviado nesta segunda-feira aos pais de 1500 alunos do Colégio Estadual Rui Barbosa, de Jacarezinho, região do Norte Pioneiro do Paraná, pegou a todos de surpresa. Segundo a nota, não serão mais servidas refeições na unidade escolar devido à falta de repasse de recursos do Governo do Estado para a merenda e Agricultura Familiar.

A situação não é um caso isolado e se repete também em outros Colégios do Paraná. Segundo o diretor Ronaldo Terra, do Colégio Luiz Setti, também de Jacarezinho, o repasse de merenda é escasso, irregular e a solução para não deixar os alunos com fome esta semana será improvisar com o que sobrou do mês passado.

“Para não ficar à zero, fizemos hoje uma sopa e tivemos que comprar os ingredientes com recursos próprios. E a solução para esta semana será improvisar com o pouco que sobrou do semestre”, afirma. O Colégio atende a mil alunos, nos turnos da manhã, tarde e noite.

O diretor afirma que a resposta da Secretaria de Educação para eles é de que os recursos virão a qualquer momento, mas até agora nada foi enviado e os mantimentos terminaram.

“Já tem um tempo que vivemos esta situação. O normal são remessas diversificadas distribuídas ao longo do ano, complementadas com o que os agricultores familiares nos trazem semanalmente: legumes, pão caseiro, ovos etc. Mas você nunca pode contar com isso, porque não sabe quanto e nem quando vai receber”, denuncia.

Viajando todas as semanas por diferentes regiões do Paraná, o Deputado Estadual Requião Filho (PMDB) tem recebido esta reclamação com frequência.

“A irregularidade no repasse de recursos para a merenda escolar tem sido a principal reclamação dos nossos alunos e educadores em todo Estado. O Governo não se preocupa com a Educação, já deu provas disso quando se deflagrou a Operação Quadro Negro e muitas obras de escolas anunciadas sequer saíram do chão. O que estão fazendo com os recursos que deveriam estar nas salas de aula?”, questionou o deputado.

O parlamentar afirma que vai fazer um pedido de informações à SEED para que explique mais este descaso com o ensino público no Paraná. “Nas propagandas caras da televisão tudo é bonito e perfeito, mas na prática, o que vemos, é bem diferente. Não podemos deixar que continuem mentindo para a população”.

(Escassez: Fotos da despensa de alimentos no Colégio Luiz Setti, em Jacarezinho)

15 visualizações
bottom of page