top of page
Buscar

Beto Richa quer diminuir orçamento das universidades estaduais. Deputados e sindicalistas contestam.


A Comissão de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) promoveu na manhã desta terça-feira (11) uma reunião conjunta com representantes das comissões de Cultura; de Direitos Humanos e da Cidadania; e da Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Estaduais do Paraná, com representantes dos sindicatos de servidores das sete universidades estaduais.

O objetivo foi ouvir demandas sobre o funcionamento das instituições e queixas sobre o tratamento que alegam receber do governo estadual em questões relacionadas à própria autonomia, reposições salariais e perdas nas horas disponibilizadas para os professores temporários.

Outro ponto levantado foi a demora no repasse de recursos para custeio e continuidade de obras que já foram iniciadas.

Para o deputado Requião Filho é preciso defender o Ensino Superior no Paraná e não considerar este um "gasto descartável". "Precisamos investir em pesquisa e em projetos de extensão, porque isto não é gasto, é investimento. As universidades têm o poder de transformar estes recursos em conhecimento. E conhecimento, não tem preço", defendeu.

"A gente vem presenciando dia a dia a precarização do ensino público no Estado, com a terceirização crescente dos serviços na área técnica", revelou Gracy Kelly Bourscheid, representante do Sinteoeste.

"Todos os acordos feitos para o fim da greve em 2015 o governador descumpriu e agora vem tirando a autonomia dentro das universidades e adiando a nomeação dos servidores técnicos aprovados em concurso desde 2013. Tivemos que acessar o MP e pedir intervenção para conseguir atender os alunos com necessidades especiais, para se ter uma ideia. As universidades estão na mira do governo Richa".

Gracy e outros dois representantes de sindicatos ligados ao ensino superior no Paraná gravaram depoimentos ao vídeo publicado pelo Deputado Requião Filho nas Redes Sociais. Assista:

Assista ao vídeo:

Para o presidente da Comissão de Direitos Humanos e da Cidadania, deputado Tadeu Veneri (PT), o grupo, em conjunto, vai trabalhar para ouvir e apoiar as decisões tomadas pelos sindicatos.

De acordo com o presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia e coordenador da frente parlamentar, deputado Tercílio Turini (PPS), audiências públicas serão realizadas nas cidades-sede das sete universidades estaduais para debater as demandas e demonstrar à sociedade os problemas apontados pelos sindicatos da categoria.

5 visualizações
bottom of page