top of page
Buscar

Governo Richa: intransigente, autoritário e sem compromisso com a transparência na gestão pública


O plenário da Assembleia Legislativa rejeitou nesta semana um requerimento de pedido de informações do deputado Nereu Moura (PMDB) que cobrava explicações sobre os gastos da Sanepar com propaganda. No encaminhamento da votação, o líder do governo, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), deixou claro que a bancada governista não vai aprovar requerimentos que não estejam de acordo com os interesses do governador e decretou diretamente a Nereu : “Nunca mais vou encaminhar para aprovação um pedido seu, como este, de informações”.

Para o líder da oposição, deputado Requião Filho (PMDB), o posicionamento do líder governista demonstra a falta de comprometimento da gestão Richa com a transparência na gestão pública e o desprestígio com o Poder Legislativo. “Nossa intenção tem sido a melhor possível, no intuito de ampliar e facilitar o acesso às informações públicas. A forma como estão sendo conduzidas as votações na Assembleia tem obrigado a oposição a adotar medidas administrativas e judiciais, tornando o trâmite burocrático e abarrotando ainda mais o já atribulado Poder Judiciário”, criticou.

Requião Filho acredita que posturas como estas seguem na contramão da eficiência e da imparcialidade. “O que o governo tem a esconder? Por que tanto medo e preocupação em controlar as informações, que são públicas, e deveriam ser de fácil acesso não apenas aos deputados, mas de toda a população"?

O episódio ocorreu depois que a base governista derrubou uma emenda da bancada de oposição ao novo Regimento Interno que previa que os pedidos de informações apresentados pelos parlamentares fossem despachados diretamente ao Poder Executivo, sem a necessidade de aprovação do plenário. "Ao derrubar nossa emenda, o governo estadual fez com que Legislativo perdesse uma ótima oportunidade para afirmar sua autonomia e avançar em relação à transparência pública”, disse o líder oposicionista.

2 visualizações
bottom of page