top of page
Buscar

Audiência Pública propõe garantias aos usuários de telefonia móvel e internet no PR


A Audiência Pública realizada na Assembleia Legislativa esta semana reuniu parlamentares e representantes das principais operadoras telefonia móvel atuantes no Paraná. O principal questionamento dos deputados foi sobre a cobertura de sinal ofertada em todas as regiões do estado que, muitas vezes, é diferente da divulgada aos clientes na compra de aparelhos celulares.

O deputado Requião Filho (PMDB), presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, fez as reclamações mais contundentes, não só quanto a qualidade irregular de sinal, mas também em relação ao atendimento ao consumidor – fora dos padrões estabelecidos por lei – e aos pedidos de informações formulados por parlamentares. Disse que as lojas especializadas, no momento da venda, prometem uma cobertura 4G que na realidade não está ainda disponível, configurando, a seu ver, propaganda enganosa.

"Tem loja que vende celular e promete sinal 4G com 100% de cobertura na capital, por exemplo, quando nós sabemos que não é verdade", observou Requião Filho. Os representantes das operadoras de telefonia móvel reconheceram as falhas e apresentaram os mapas de cobertura e planejamentos de ampliação e o diálogo deve continuar.

"A comissão está aberta ideias e soluções para estes e demais problemas apresentados, para aperfeiçoar o atendimento ao consumidor, que não deve ser enganado. As operadoras também são responsáveis por estas falsas promessas. Mas os deputados estão dispostos a ajudar e a cobrar estas empresas a encontrar saídas para melhorar o atendimento aos usuários", avaliou o deputado.

O diretor jurídico do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal, José Américo Leite Filho e representantes da OI, Kátia Garbin; TIM, Cleber Caffanio; Sercomtel, José Luiz Delfiol; Vivo/GVT, Assunta Campos; e Claro/NET, Fabiana Torres Machado; elencaram as providências adotadas no setor.

7 visualizações
bottom of page