top of page
Buscar

Deputados criam Frente Parlamentar contra a prorrogação do Pedágio


Com a aproximação do encerramento dos contratos de pedágio nas rodovias paranaenses, as concessionárias já começaram a se movimentar na intenção de prorrogar a “boquinha” por mais alguns longos anos. Polêmicas e contestadas, as licitações do pedágio foram por muitos anos alvo de impasses e protestos. Os altos preços cobrados nas praças de pedágio são desanimadores.

Apesar de melhorias realizadas nas estradas, nem todas as promessas firmadas nos contratos foram cumpridas. E agora, às vésperas de encerrar “o mandato”, agem como prefeitos em ano de reeleição, correndo contra o tempo e programando obras e consertos – que já deveriam ter sido feitos, para a última hora.

Segundo planilha apresentada pelo DER, as concessionárias têm no planejamento inúmeras obras pendentes, a maioria programada para 2021, ano que terminam os contratos. Nesta lista, incluem-se as duplicações de trechos da BR 376 em Apucarana, BR 277 em Guarapuava, e da BR 369 em Cornélio Procópio.

Para o deputado Requião Filho (PMDB), a qualidade do que será feito às pressas, porém, é duvidosa, devido à falta de comprometimento e à tentativa de barganha desesperada para forçar a uma renovação antecipada. “Tentarão nos convencer de todas as maneiras, com promessas de duplicações fantásticas e melhorias futurísticas. Mas nem com isso vamos querer continuar pagando caro para trafegar pelas nossas rodovias”.

De outro lado, o Palácio Iguaçu se anima com as novas promessas das concessionárias e o governador Beto Richa já demonstrou interesse na renovação dos contratos, aumentando ainda mais o descontentamento da população, que agora ecoa pelos corredores da Assembleia Legislativa.

Preocupados com a situação, vinte e um deputados se uniram para formar uma Frente Parlamentar contra esta renovação antecipada e programaram uma extensa agenda de debates públicos pelo Paraná para os próximos meses. Liderada pelo deputado Ademir Bier (PMDB), a Frente Parlamentar Contra a Renovação Antecipada dos Contratos de Pedágio terá seu lançamento oficial no próximo dia 16 de maio e promete esquentar as discussões.

“Não podemos deixar o estado refém destas mesmas concessionárias que tanto oneraram o bolso dos paranaenses e deixaram as obras para a última hora. Precisamos de soluções rápidas e eficientes, com mais comprometimento por parte das empresas contratadas e valores mais baixos para os usuários”, defendeu Requião Filho, que também participa da comissão.

Encontros regionais começam dia 23 de maio, em Ponta Grossa

O ato de lançamento da Frente Parlamentar Contra a Prorrogação dos Contratos do Pedágio está confirmado para o dia 16 de maio, no plenário da Assembleia Legislativa, a partir das 9h30min. A decisão foi tomada nesta terça-feira (26) durante a quarta reunião de trabalho dos deputados estaduais que lideram a mobilização. Também foi divulgado o calendário parcial dos encontros regionais nas cidades polo do Paraná.

As reuniões no interior começarão no dia 23 de maio em Ponta Grossa, na sede da Associação Comercial e Industrial, às 19h30m. Depois acontecerão em 17 de junho em Cascavel (manhã) e Foz do Iguaçu (noite); em 24 de junho em Umuarama (noite); e em 8 de julho em Maringá (manhã) e Londrina (tarde). Estão previstos encontros também em Campo Mourão, Guarapuava e Paranaguá, em datas a serem definidas.

No ato de lançamento em Curitiba, a Frente Parlamentar formalizará os pedidos de urgência para as seguintes matérias: o Projeto de Lei que obriga a aprovação pela Assembleia de qualquer alteração nos contratos de pedágio (renovação, aditivos, entre outros), de autoria dos deputados Douglas Fabrício e Tercílio Turini; e a PEC que propõe consulta popular para a renovação dos atuais contratos, do deputado Paranhos.

A Frente Parlamentar convidará o diretor-geral do DER, Nelson Leal, para participar da próxima reunião de trabalho, marcada para terça-feira (03), em Curitiba. Os parlamentares querem obter detalhes sobre o andamento das obras previstas nos atuais contratos do pedágio. Nas reuniões no interior, as concessionárias atuantes em cada região também serão convidadas a esclarecer os respectivos cronogramas de obras.

Participaram da quarta reunião de trabalho os deputados Ademir Bier (coordenador), Adelino Ribeiro, Chico Brasileiro, Evandro Araújo, Marcio Pacheco, Marcio Pauliki, Nelson Luersen, Palozzi, Paranhos, Requião Filho e Tercílio Turini. Também fazem parte da Frente Parlamentar os deputados Anibelli Neto, Cobra Repórter, Gilson de Souza, Guto Silva, Hussein Bakri, Nereu Moura, Péricles de Mello, Professor Lemos, Tadeu Veneri e Schiavinato.

4 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page