top of page
Buscar

Transporte Coletivo, Uber e Educação pautam conversa com alunos da UFPR


O deputado estadual e pré-candidato à prefeitura de Curitiba, Requião Filho (PMDB), participou esta semana de um bate-papo com alunos do curso de Direito, da Universidade Federal do Paraná. Na conversa, gravada em forma de entrevista para a internet, os estudantes questionaram Requião Filho sobre seus projetos e ideias que acredita serem essenciais para garantir maior segurança, educação, mobilidade e saúde na capital.

Transporte Coletivo

Requião Filho defendeu a revisão e um possível rompimento de contratos com o atual sistema. "É caro, lento e de péssima qualidade. A tarifa se torna cara porque a planilha das empresas está defasada. Até a bilhetagem já é eletrônica e eles não têm controle sobre a quantidade de passageiros que andam todos os dias nos ônibus de Curitiba. Há muita coisa para ser revista para tornar o sistema funcional e que pode baratear os custos", afirmou o deputado, defendendo um sistema de frota pública.

"Você consegue comprar novos ônibus, gradativamente, combustível e peças em grande quantidade com preços melhores. No final, tudo isto se reflete no preço da tarifa, que fica mais baixa. É necessário planejamento e encontrar novas soluções para velhos problemas".

Uber

A opinião de Requião Filho sobre a polêmica regulamentação do UBER também entrou na pauta com os estudantes. "Embora esta seja uma decisão Federal, que independe da ação de cada município, eu sou a favor do UBER. É uma iniciativa de um grupo internacional - e que poderia ter sido criada aqui - que disponibilizou um aplicativo de serviço funcional, dinâmico, que facilita muito a vida dos usuários das grandes cidades. Porém, não basta beneficiar o novo aplicativo e esquecer de quem já está neste mercado há muito tempo. É preciso facilitar o trabalho dos taxistas, atender suas necessidades, diminuir a burocracia para permitir o aumento no número de placas e a diminuição das taxas, fazendo com que os motoristas de taxi sejam donos de seus próprios carros, sem a exploração de terceiros".

Educação

Ao final, Requião Filho respondeu a questionamentos sobre Educação e defendeu o ensino público, com plano de carreira para professores, formação continuada e melhores condições de trabalho aos educadores em sala de aula.

"Estes profissionais merecem ser bem pagos e valorizados. Uma saída para contratar mais professores, pode começar com o enxugamento da estrutura, diminuindo os cargos comissionados da prefeitura e destinando-os aos profissionais da educação, ou no que mais a população de fato precisar. Mas tem que ter transparência e coragem, acima de tudo, para fazer os projetos saírem do papel. A mensagem que eu deixo é, na verdade, um alerta. Para 2016, estudem os candidatos, prestem atenção naquilo que é dito e no que realmente acontece. Vocês, como operadores do Direito, têm obrigação de primar pela legalidade e pela observância dos princípios constitucionais, exigindo dos candidatos transparência e moralidade. Porque precisamos acabar com aquela história de eleger qualquer pessoa e depois não cobrar porque esqueceu em quem votou!"

Nas fotos, Requião Filho é entrevistado pelo aluno de Direito Cassiano G. Zimmermann - Coordenador de Qualidade de Ensino do Centro Acadêmico Hugo Simas, da UFPR.

3 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page