Requião Filho participa de Audiência Pública em Guarapuava, nesta quinta (18)
- Gabinete Requião Filho
- 17 de fev. de 2021
- 2 min de leitura
Deputados debatem proposta do Governo Federal sobre novos contratos de pedágio no Paraná.

A Frente Parlamentar do Pedágio realiza esta semana mais duas audiências públicas no Paraná, para debater com a população o novo modelo de concessões proposto pelo Governo Federal. Para evitar aglomerações, os encontros estão sendo transmitidos ao vivo pelas redes sociais da Assembleia Legislativa.
Na quinta-feira (18/02), a reunião será na Câmara Municipal em Guarapuava, e na sexta (19/02) na sede da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop), em Francisco Beltrão. Junto aos deputados, estarão presentes lideranças regionais e do setor produtivo, prefeitos e vereadores.
Para o Deputado Requião Filho, a proposta do Governo Federal trará aumento de tarifas progressivas nos anos seguintes a assinatura dos contratos, sem garantias de que as obras serão realizadas.
“Nós já pagamos por essas obras. Agora temos que cobrar que elas aconteçam. Preço justo de pedágio no Paraná é 20 anos sem pedágio, com as obras de 20 anos atrás sendo concluídas”.

O parlamentar comentou também que, nesse novo modelo, o que parece ser um pedágio mais barato hoje, em poucos anos, estará muito mais caro e sem possibilidade de reversão. Ele cobrou uma atitude mais firme do Governador Ratinho Jr. diante do impasse que vive o Paraná.
“Há dois anos que os Governos Federal e Estadual negociam o modelo híbrido e o Governador até agora não se posicionou a favor da menor tarifa. Temos o pedágio mais caro do Brasil e não podemos correr o risco de novas ou as mesmas empresas assumirem os novos contratos e ficarmos mais 30 anos pagando um valor insustentável para os motoristas que transitam pelo nosso Estado”.
O Ministério da Infraestrutura planeja conceder 3.327 quilômetros de rodovias estaduais e federais divididos em seis lotes com 42 praças de pedágio, 15 praças a mais do que atualmente. No projeto proposto há diversos pontos que têm provocado manifestações contrárias, como a autorização para reajustes de até 40% referente ao chamado degrau tarifário.
As regiões de Guarapuava e Francisco Beltrão estarão nos cerca de 660 quilômetros do lote 6, da nova proposta. O lote abrange as rodovias BR-163, BR-277, BR-158, PR-180, PR-182, PR-280 e PR-483 e estão previstas nove praças de pedágio, três novas (Ampere, Lindoeste e Pato Branco).
Após Guarapuava e Francisco Beltrão (19/2), as próximas cidades previstas para receber as audiências públicas são Maringá (25/2), Apucarana (26/2), Curitiba (4/3) e Ponta Grossa (5/3).
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