top of page
Buscar

"Precisamos olhar para o litoral o ano inteiro, não apenas na temporada", diz Requião Filho

Deputado destacou importância de edição da Assembleia Itinerante realizada esta semana em Paranaguá.

Requião Filho atendeu a imprensa local | Foto: Eduardo Matysiak

A 3ª edição do projeto Assembleia Itinerante foi marcada por uma intensa troca de experiências entre os deputados estaduais, lideranças regionais, sindicalistas e a população que visitou a 11ª Festa Nacional da Tainha, em Paranaguá, nesta quarta-feira (05). O trabalho culminou em uma série de reivindicações elaboradas por representantes de associações comerciais, entidades de classe, sindicatos, institutos, conselhos e membros da sociedade civil organizada do litoral paranaense.


Vários documentos foram entregues à Assembleia Legislativa do Paraná, por meio dos parlamentares que representam a região no Poder Legislativo. Um deles é o Deputado Requião Filho (PT), líder da oposição na ALEP.


Dentre as reivindicações dos sindicatos e sociedade civil, está um documento com 42 mil assinaturas contra a venda da Copel, empresa pública paranaense, uma das principais geradoras de energia do país.


"Querem privatizar a Copel para prejudicar ainda mais o povo paranaense. Energia cara atrapalha o agro, atrapalha a indústria, atrapalha as empresas, atrapalha as famílias do Paraná. Dinheiro gasto para distribuir para acionistas da Copel, é dinheiro que falta no comércio, nas empresas, é dinheiro que falta para girar a roda da economia paranaense. Vamos fazer chegar esse documento que recebi no litoral, até a presidência da Assembleia e ao conhecimento de todos os deputados”, declarou Requião Filho.
Recebendo demandas prioritárias da Secretária Municipal de Assistência Social | Foto: Eduardo Matysiak

O parlamentar também recebeu pedidos de diversos outros setores, como um compilado de demandas prioritárias para o município, diretamente das mãos de Ana Paula Leal Loiola Falanga, Secretária Municipal de Assistência Social. Também conversou com o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas de Paranaguá, Arilson do Nascimento, e Sílvio Nunes, Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Paranaguá.

Com Arildo e Sílvio | Foto: Eduardo Matysiak

Requião Filho elogiou a iniciativa do legislativo estadual pela aproximação com a população do litoral.


"Esse encontro em Paranaguá no mês de julho é de grande importância, porque precisamos olhar para o litoral paranaense o ano inteiro. Os problemas e desafios que envolvem a nossa costa, não existem só na temporada de verão. É dever de todo legislativo pensar em seu desenvolvimento de maneira ampla, aprovando leis que impactem diretamente a vida de seus moradores, pescadores, profissionais do turismo, comerciantes, prestadores de serviços e, é claro, nos trabalhadores portuários".


E completou: "Paranaguá, a “Cidade Mãe do Paraná”, abriga um dos maiores portos do país. Um complexo portuário de importação e exportação de cargas que está nas mãos de quem não planta, não produz e não se identifica sequer com as famílias que moram aqui. Tratam o povo como máquinas de produção, que podem ser descartadas quando ficarem mais velhas ou não lhes servirem mais. Homens e mulheres estão perdendo seus direitos e isso não pode continuar dessa maneira. Paranaguá tem um histórico de lutas e conquistas, de desafios que seguem na esperança de serem solucionados com apoio dos deputados, das lideranças políticas que representam a nossa gente".

Deputados na Assembleia Itinerante | Foto: Eduardo Matysiak

O Deputado Requião Filho está no terceiro mandato na Assembleia Legislativa, e tem participado com frequência de reuniões no litoral, com diferentes pautas e reivindicações dos trabalhadores portuários.


“Todos os trabalhadores precisam ser respeitados, os que atuam no segmento portuário precisam de segurança para trabalhar e não sofrer o descaso ao se acidentarem, sendo prejudicados em sua jornada laboral não só pelo seu sustento, mas também pela sua saúde física e mental. Temos um porto que se vangloria de muitos recordes e premiações. Porém, a que custo? Afinal, milhares de caminhoneiros sofrem diariamente com o descaso que implica em falta de segurança até a trafegabilidade básica de uma logística ineficiente. Precisamos mudar este cenário, e definitivamente cobrar dos responsáveis que as políticas públicas sejam devidamente aplicadas, de forma a dar a dignidade para aqueles que fazem o Paraná evoluir. Vamos continuar a fazer a nossa parte e cobrar as necessárias mudanças!”

Durante o evento, ele recebeu das mãos do Presidente do Sindicato dos Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens de Paranaguá (Sindicam), Gilberto Costa da Cruz, um pedido de atenção sobre a ausência de segurança no transporte de cargas, deficiência na malha viária e problemas relacionados a falta de pátios para os caminhões.

Presidente do Sindicam, Gilberto Costa da Cruz | Foto: Eduardo Matysiak

Principais reivindicações


Dentre as principais demandas recebidas pelos deputados, estão uma série de obras de infraestrutura na BR 277, melhoria da segurança pública e do atendimento à saúde. As entidades também pedem o fortalecimento do efetivo e da estrutura física do 9° Batalhão da Polícia Militar e da Polícia Civil de Paranaguá, além da implantação de câmeras de segurança e o aumento de policiamento na região central.


O fortalecimento da segurança no transporte de cargas também está na lista. No turismo, a implantação de políticas e a elaboração de cursos de capacitação empresarial e da mão-de-obra local também estão entre as sugestões.


Os documentos com as sugestões foram encaminhadas pela Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (Aciap), pela Câmara de Vereadores de Paranaguá, pelo Sindicato dos Transportadores Rodoviários Autônomas de Bens de Paranaguá (Sindicam), pelo Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura, pelo Comitê Territorial de Desenvolvimento do Litoral do Paraná, pelo Instituto de Turismo e Eventos de Paranaguá, pela Associação Comercial e Empresarial de Matinhos, pela Frente Intersindical de Paranaguá e pela a Universidade Estadual do Paraná (Unespar).


Requião Filho recebeu também o pedido de implantação de uma Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, em documento assinado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Paranaguá, União Brasileira de Mulheres, Coletivo Roda D"Água, Secretaria Municipal de Assistência Social, Cacica da Aldeia Tekoa Takuaty da Ilha da Cotinga, Rede Sorella, Núcleo de Direitos Humanos Marielle Franco, Alissá Produções, Cia Cultural Rainha Maçã, Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal de Paranaguá, Comissão da Mulher Advogada OAB Paranaguá, Instituto Peito Aberto, Rede Feminina de Combate ao Câncer, Marcha Mundial das Mulheres, Movimento Ecológico do Litoral, NUCRESS Litoral, Associação dos Moradores da Ilha dos Valadares.


Solenidade


Os deputados que representam o litoral paranaense participaram da solenidade destacando a importância da Assembleia Itinerante para os municípios da região.


O deputado Requião Filho (PT) destacou que é importante a Assembleia estar ouvindo as pessoas no local em que elas vivem. “O litoral merece a presença da Assembleia. Essa região não existe apenas no verão. Temos muita gente séria trabalhando o ano todo. Precisamos de investimentos nas escolas, nos hospitais, em empregos. Temos que voltar a cuidar do litoral com um pouco mais de respeito. O berço deste estado incrível precisa de atenção, com políticas efetivas para que todos tenham oportunidade de crescimentos. Estamos aqui para escutar o que os moradores do litoral precisam".


E como ocorre em todas as sessões especiais da Assembleia Itinerante, os parlamentares homenageiam personalidades de destaque na sociedade das regiões onde a interiorização é realizada. Os nomes são escolhidos pelos deputados que representam a região. No litoral, os eleitos para receber diplomas de menção honrosa confeccionados pela Assembleia Legislativa se destacam em diversas áreas, que vão desde o segmento portuário, gastronômico, político e esportivo.


O deputado Requião Filho homenageou o ex-presidente do Sintraport Gerson do Rosário Antunes, a vereadora de Guaraqueçaba Nair de Siqueira, a empresária do ramo gastronômico Jurema Campos Alcobas, o ex-presidente do Sindicato dos Consertadores de Paranaguá, Carlos de Oliveira da Velha Filho (In Memoriam), e o surfista e ambientalista Serginho Laus.


A empresária Jurema foi representada pelas filhas, Jamile do Pilar Campos Alcobas e Hansa Campos Alcobas. Já para receber em nome Carlos de Oliveira da Velha Filho, esteve presente seu filho, Marcos Velha.

Silvana Leal, Marcos Velha, Gerson do Rosário Antunes, Requião Filho, Serginho Laus, Nair de Siqueira. | Foto: Eduardo Matysiak

Requião Filho entregando homenagem para Gerson Bagé | Foto: Eduardo Matysiak

Sérgio Laus, RF e o Presidente da Câmara Municipal de Pgua, Fábio Santos. | Foto: Eduardo Matysiak

Jamile e Ramsa recebendo a homenagem pela mãe, Jurema da Caçarola do Joca, de Antonina | Foto: Eduardo Matysiak


Informações: Thiago Alonso (Comunicação Assembleia Legislativa)

e Equipe do Gabinete do Deputado Requião Filho.


Galeria de Imagens

Fotos: Eduardo Matysiak







116 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page