top of page
Buscar

CCJ aprova dois projetos de Requião Filho na ALEP

Propostas agora seguem para tramitação no legislativo estadual, mas ainda não têm data para votações em plenário.

Requião Filho e representantes da Cia Ká de Teatro | Foto: Dálie Felberg / ALEP

Os Projetos de Lei números 33 e 98 de 2023 foram aprovados pela Comissão de Constituição e Justiça, a CCJ, esta semana na Assembleia Legislativa. O primeiro, inclui um novo inciso ao Estatuto da Pessoa com Deficiência do Paraná, pedindo pela instalação de pisos táteis em espaços e prédios públicos, para atender a comunidade com deficiência visual.

“Só quem convive com esse problema diário sabe o que isso representa. Garantir um Estado, em todas as suas estruturas, acessível para todos, é um desafio e também garantir dignidade a todos os cidadãos”, declarou o deputado.

Já a segunda proposta aprovada, institui a data de 27 de janeiro como “Dia Odelair Rodrigues e da Mulher Negra do Teatro Paranaense”. O projeto nasceu a partir de um pedido especial dos diretores da Cia Ká de Teatro Kelvin Millarch e Caio Frankiu, para homenagear os 70 anos de carreira da atriz.

Exposição "É Ser Odelair", em homenagem à atriz | Foto: Divulgação

A ideia foi prontamente aceita pelo parlamentar, tendo em vista de ter sido uma das pioneiras da televisão paranaense e ganhadora de diversos prêmios, além de uma inspiração e referência de estudo para a nova geração de artistas no Estado. Odelair também já foi objeto de pesquisa e de espetáculo teatral, realizado pela Cia Ká de Teatro.

“Com o objetivo de valorizar a trajetória da atriz paranaense Odelair Rodrigues, que ficou famosa no teatro, rádio, cinema e televisão e, também para prestar uma sincera e honrosa homenagem às artistas, mulheres pretas paranaenses, aguardamos a aprovação do projeto de lei”, justificou o Deputado Requião Filho.

Propostas agora seguem para tramitação no legislativo estadual, mas ainda não têm data para votações em plenário.

80 visualizações

Comments


bottom of page