O Deputado Estadual Requião Filho (MDB/PR) está convidando um grupo de engenheiros especialistas para a elaboração de um Projeto de Lei que garanta mais segurança às barragens no Paraná. A ideia é contemplar as novas e as antigas estruturas, criando normas eficazes para prevenir tragédias como as que ocorreram em Mariana e Brumadinho, em Minas Gerais.
Segundo levantamento da Agência Nacional das Águas - ANA, das mais de 450 barragens existentes no Estado, onze são consideradas de alto risco. Para Requião Filho isto serve de alerta e é preciso aperfeiçoar a segurança, em especial das famílias que moram próximas a esses locais, garantir a manutenção e o monitoramento das estruturas construídas e das que estão em estudo para serem implementadas no Estado.
"Temos estruturas antigas e outras que possivelmente serão construídas, mas todas devem seguir normas específicas de segurança, especialmente as barragens que são depósitos de rejeitos. Mas é um projeto que exige cuidado! Por isso, antes de criar qualquer proposta que mais pareça uma simples campanha de marketing, como muitos estão fazendo, estou reunindo uma equipe técnica para elaborar um projeto em conjunto, com quem realmente entende do assunto", afirmou.
Segundo o parlamentar, o Plano de Segurança de Barragens deve adequar as diretrizes da Lei Federal 12.334/2010 de Política Nacional de Segurança de Barragens para o Estado do Paraná. Requião Filho elogiou os trabalhos da Itaipu Binacional e enviou dois ofícios a empresa solicitando auxílio técnico para a elaboração do projeto.
"É uma equipe de grande valor que vem demonstrando um trabalho sério e comprometido. São esforços de grande valia que podem vir a somar às nossas intenções de aperfeiçoar a segurança, manutenção e monitoramento das inúmeras barragens existentes no Estado".
Assista ao vídeo: