Buscar

Vai aproveitar as promoções da Black Friday? Fique atento e compre com segurança.


Deputado Requião Filho, Presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, orienta para pesquisar bem antes de efetuar as compras.

Fotos: Pedro Oliveira / ALEP

Para quem está se programando para aproveitar as “megaliquidações” da Black Friday deste ano, um alerta! O que muitas vezes parece tentador pode, na verdade, se tornar uma grande dor de cabeça. A atração que chegou ao comércio brasileiro em 2010 é marcada sempre por grandes promoções para impulsionar as vendas antes do Natal e renovar os estoques dos lojistas.

Entretanto, essa tradição tem aumentado também as reclamações dos consumidores. Atraídos por ofertas aparentemente incríveis, esquecem, muitas vezes, de analisar os detalhes da compra efetuada e caem em verdadeiras armadilhas.

Para evitar cair em enrascadas, o Deputado Requião Filho, que também é Presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, na Assembleia Legislativa do Paraná, orienta para a importância de controlar a ansiedade diante desses preços “baixos demais”.

“As pessoas esquecem, nessas horas, de tomar alguns cuidados e saem comprando por aí, sem planejamento ou prestar atenção aos detalhes, ou sequer estabelecendo um limite de gastos”, alerta. “Muitas empresas disfarçam o preço real para que o produto pareça mais barato, subindo o valor na véspera e baixando nesse período como se fosse uma grande promoção. É a famosa propaganda enganosa e o estabelecimento pode ser penalizado”.

Além de pesquisar bem o mesmo produto em outras lojas concorrentes, o deputado recomenda guardar o folheto da promoção, ou se for comprar pela internet, fazer um print screen (foto da tela do computador) com o nome da empresa, os detalhes demonstrativos do produto, data e hora, condições de pagamento etc, para que ele tenha consigo a garantia do que comprou e do que será entregue.

Evite também compras via boleto bancário, pois além de não passar por uma verificação mais apurada, caso haja fraude no código de barras impresso, o consumidor não conseguirá reaver o valor pago.

“Todo cuidado é pouco. Golpistas enviam também muitos links falsos por e-mail que roubam dados dos clientes e é preciso estar atento. Há algumas promoções na internet também que escondem armadilhas perigosas, como sites que desaparecem em poucos dias após a compra, deixam os consumidores com um grande prejuízo. Por isso, certifique-se sempre de que a empresa existe realmente, verifique se possui endereço físico ou algum canal de relacionamento com o consumidor”, alerta Requião Filho.

Por fim, o deputado chama atenção para a importância de fazer um bom planejamento para não comprometer a renda familiar, pesquisar sempre as melhores condições de pagamento e tomar cuidado com falsas ofertas. De forma geral, estas são as regras básicas para quem quer comprar seguro nesta época do ano.

Para dúvidas e sugestões, você pode entrar em contato conosco pelo Gabinete Digital. Acesse www.requiaofilho.com.br/gabinetedigital

#blackfriday #requiãofilho #consumidor #ComissãodeDefesadoConsumidor #defesadoconsumidor #procon #Paraná

2 visualizações

Praça Nossa Senhora de Salette, s/nº
Gabinete 101 - 1º Andar - Centro Cívico

Curitiba - Paraná

CEP: 80530-911

Siga Requião Filho nas Redes Sociais

  • TikTok
  • Face do Requião Filho
  • Twitter do Requião Filho
  • YouTube do Requião Filho
  • Instagram do Requião Filho
  • Flickr do Requião Filho
  • SoundCloud  do Requião Filho