As dificuldades enfrentadas pelo Hospital Evangélico em Curitiba têm sido manchete nos últimos tempos. Retrato da crise que afeta diretamente a saúde pública brasileira.
Recentemente, o exemplo e a dedicação de uma juíza na capital chamou atenção. Ao falecer, deixou como herança a doação de todos os seus recursos para a construção de uma nova UTI Neonatal no Hospital Evangélico de Curitiba. Sensibilizado com a situação, o Deputado Requião Filho, por meio de uma emenda de autoria do Senador Roberto Requião, destinou R$ 1,5 milhão para concluir e ampliar o projeto.
Os recursos serviram não só para aumentar de 20 para 40 o número de leitos, dobrando a capacidade de atendimento, mas para comprar incubadoras, respiradores, berços, aparelhos de ecografia e muitos outros equipamentos para atender aos bebês recém-nascidos.
Para a Coordenadora da UTI Neonatal, Dra. Juliana B. André Roveda, a ajuda veio em boa hora e vai fazer a diferença para as próximas gerações que estão chegando.
“Nossa média de internamentos chega 30 por mês, todos recém-nascidos de risco e em sua maioria prematuros ou com patologias variadas. Para eles o futuro é agora, não pode esperar! É uma fase muito frágil da vida e graças a essa ajuda, conseguimos alcançar condições excelentes para prestar essa assistência rápida e com qualidade. Podemos também agora mostrar a sociedade que a saúde pública pode e deve garantir a assistência a todos os pacientes que tanto necessitam. Somos muito gratos”.