Buscar

Requião Filho participa de Audiência em defesa das universidades, em Cascavel


“Se levantem e tomem as ruas, porque nós [deputados], pelo menos esses que aqui estão, os seguirão”, clamou Requião Filho, ao final de seu discurso, na manhã desta sexta-feira (1º). O parlamentar participa de Audiência Pública em Cascavel, organizado pela Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Estaduais do Paraná. Sob fortes gritos de “Fora Beto Richa”, o evento começou com casa cheia por volta das 10h. Requião Filho fez um pronunciamento que emocionou e levantou aplausos da comunidade acadêmica. Ele falou da importância de escolher bem os representantes políticos, para não se repetirem momentos de crise na educação, como a que o Paraná está vivendo nos dias de hoje.

“Vocês são fortes e bravos. E nós, deputados, devemos ser o mecanismo de defesa da educação, devemos fazer ecoar as suas vozes. Mas infelizmente, por algumas vezes, os discursos lá na Assembleia destoam da realidade do Paraná. Parece que alguns deputados não conhecem o nosso Estado. Não sabem o desenvolvimento que uma universidade traz para uma região. Eles juram que todo sindicato tem um partido, ou que um universitário é um terrorista em potencial. Mas eles estão errados. Vocês estão aqui para confirmar isso, vocês representam a força motriz do Paraná”, ressaltou.

Requião Filho ainda chamou atenção para a importância e a valorização dos professores, que são os “formadores de toda uma nova geração que pode por fim a esse tipo de política que vemos hoje atuando no Brasil”.

As dificuldades da Unioeste e os riscos de suspensão de atividades acadêmicas e serviços à comunidade também foram debatidos entre os deputados e professores da universidade. A reunião dá prosseguimento à mobilização iniciada em julho, na Assembleia Legislativa do Paraná, para envolver a sociedade na discussão e busca de soluções para a crise no ensino superior público.

“Eu estou defendendo a educação com ensino público e gratuito, o futuro do Estado do Paraná. Estamos defendendo que o filho de um pedreiro possa ser engenheiro, ou filho de um agricultor possa ser agrônomo, veterinário ou até um cineasta. Esse é o papel do Estado, de acolher e proteger, dar educação, saúde e qualidade de vida. E quando o governador acha que seu dever é apenas viajar de helicóptero e dar lucro para os financiadores de campanha, ele está equivocado e foge porque tem medo de povo na rua”, destacou o deputado.

A próxima audiência pública em defesa das universidades está marcada para 22 de setembro, em Maringá.

Assista ao discurso completo:

#educação #unioeste #cascavel #audiênciaspúblicas #professores #meta4

0 visualização

Praça Nossa Senhora de Salette, s/nº
Gabinete 101 - 1º Andar - Centro Cívico

Curitiba - Paraná

CEP: 80530-911

Siga Requião Filho nas Redes Sociais

  • Face do Requião Filho
  • Twitter do Requião Filho
  • YouTube do Requião Filho
  • Instagram do Requião Filho
  • Flickr do Requião Filho
  • SoundCloud  do Requião Filho