Buscar

Jango e eu - Memórias de um exílio sem volta


O Deputado Estadual Requião Filho participou do lançamento na noite desta segunda-feira (03), em Curitiba, do livro “Jango e Eu – Memórias de um Exílio sem Volta”, de autoria do filho do ex-presidente, João Vicente Goulart. Na ocasião, o parlamentar acompanhou também o pronunciamento do pai, o Senador Roberto Requião, convidado especial do evento.

Requião afirmou que as Reformas de Base, propostas por Jango, a partir de 1962, até o golpe militar de 1964, impressionam pela atualidade e são o exato aposto do que o atual governo tenta impor ao país.

“A modernidade das propostas de Jango, nesse Brasil de 2017, escandaliza, incomoda e até mesmo deixa-nos vexados, diante do retrocesso medieval representado pelas tais reformas propostas pelos golpistas, agora. Em 2014, no cinquentenário do golpe de Estado que derrubou o presidente Goulart, revisitei as Reformas de Base e encaminhei vários Projetos de Lei ao Senado na mesma senda aberta por Jango. Em minha página, vocês poderão tomar conhecimento desses projetos que dormem em ‘gavetas esplêndidas’ da nossa chamada Câmara Alta. Com o lançamento da Frente Parlamentar Mista Em Defesa da Soberania Nacional, voltaremos a defender essas teses tão atuais.”

Para João Vicente, registrar a história do golpe que depôs Jango, foi muito importante para reunir os diferentes relatos sobre as manobras e traições que antecederam o 1º de abril de 1964 e sobre os anos de chumbo da ditadura militar. Uma maneira de alertar a população sobre os rumos políticos do país que se repetem, as consequências da perda das liberdades individuais e a garantia da manutenção da democracia.

O exílio no Uruguai, as piadas do pai, o chimarrão que ele gostava de tomar, os comentários sobre o que acontecia no Brasil e no mundo, a postura de João Goulart que irritava a elite e as memórias de quem viveu isso de perto, são algumas das histórias descritas no livro. Vale a pena conferir!

#jango #requião #JoãoVicenteGoulart

0 visualização

Praça Nossa Senhora de Salette, s/nº
Gabinete 101 - 1º Andar - Centro Cívico

Curitiba - Paraná

CEP: 80530-911

Siga Requião Filho nas Redes Sociais

  • Face do Requião Filho
  • Twitter do Requião Filho
  • YouTube do Requião Filho
  • Instagram do Requião Filho
  • Flickr do Requião Filho
  • SoundCloud  do Requião Filho