Search

Governo Federal fecha unidades e reduz lista de remédios da Farmácia Popular em 71%


De 112, restarão apenas 32 opções de medicamentos na lista da rede conveniada.

| O presidente Michel Temer anunciou recentemente o encerramento de repasses para o Programa Farmácia Popular, criado em 2004, considerado uma conquista dos Brasileiros. Com o fim do benefício, 112 medicamentos deixarão de ser distribuídos ou subsidiados, restando apenas 32 itens à disposição da população. Uma redução de 71%.

De analgésicos a antiepiléticos, ou até mesmo remédios para tratamento de osteoporose, por exemplo, não serão mais oferecidos pelas unidades de Farmácia Popular que serão fechadas em todo o país a partir do mês de junho. O Paraná conta com onze unidades próprias e Curitiba, apenas uma, com 16 funcionários na Rua Cândido Lopes, na região central da cidade. Os trabalhadores também estão preocupados com o futuro de seus empregos.

O Ministério da Saúde enviou ofício informando o fechamento das unidades, que pode ocorrer a qualquer momento. De acordo com o governo federal, os recursos de manutenção serão realocados para a compra mensal dos medicamentos do Componente Básico da Assistência Farmacêutica. A alternativa será buscar o que restou dos itens disponíveis nas redes de farmácias privadas com os cartazes "Aqui Tem Farmácia Popular" ou nas unidades de saúde dos municípios.

Para o deputado estadual Requião Filho (PMDB), presidente da Comissão de Defesa do Consumidor na Assembleia Legislativa do Paraná, a medida é um grande retrocesso na saúde pública, uma vez que pacientes que dependem exclusivamente destes medicamentos para sobreviver, terão que arcar com as despesas do próprio bolso.

“Vai atingir principalmente a população de baixa renda com a retirada de direitos essenciais conquistados pelos brasileiros. Este governo, definitivamente, não nos representa. Queremos Diretas Já”, defendeu o deputado paranaense.

Confira aqui:

- MEDICAMENTOS DISPONIBILIZADOS PELO "AQUI TEM FARMÁCIA"

- MEDICAMENTOS ATÉ ENTÃO DISPONIBILIZADOS PELA REDE PRÓPRIA DA FARMÁCIA POPULAR QUE VAI FECHAR AS PORTAS EM JUNHO

#farmácia #saúde #micheltemer

Praça Nossa Senhora de Salette, s/nº
Gabinete 101 - 1º Andar - Centro Cívico

Curitiba - Paraná

CEP: 80530-911

Siga Requião Filho nas Redes Sociais

  • Face do Requião Filho
  • Twitter do Requião Filho
  • YouTube do Requião Filho
  • Instagram do Requião Filho
  • Flickr do Requião Filho
  • SoundCloud  do Requião Filho