Buscar

Copel aumenta repasse a acionistas e deputados da oposição alertam população


Os deputados da oposição Tadeu Veneri (PT) e Requião Filho (PMDB) manifestaram indignação hoje (03), no plenário da Assembleia Legislativa, sobre o aumento do percentual dos lucros da Copel - de 25% para 50% - a ser repassado aos acionistas da companhia.

Requião Filho trouxe informações de que a ex-diretoria da Copel havia sugerido que se fizesse uma reserva para assegurar os investimentos da companhia nos próximos anos, o que não foi bem aceito pelo governo. "Atendendo aos financiadores de campanha e buscando recursos para obras eleitoreiras, Beto Richa destituiu a presidência da Copel e ainda aumentou o repasse aos acionistas. Estão derretendo a Copel como fizeram a Paraná Previdência", denunciou.

Assista ao pronunciamento completo:

O líder da Oposição, Tadeu Veneri, disse que pretende solicitar informações sobre o aumento do repasse. “O que estão fazendo é um crime. Estão sucateando a Copel. Nós já temos várias obras atrasadas de usinas. Mas parece que o governo não se importa. Prefere pegar R$ 150 milhões e gastar em ações eleitoreiras para a campanha do próximo ano a fortalecer a empresa pública e ampliar e melhorar os serviços prestados à população”, comentou.

O governo do Paraná, principal acionista com 31% das ações preferenciais e 58,6% das ações ordinárias, com direito a voto, irá receber R$ 150 milhões, segundo estimativas. Em compensação, a Copel perde suas reservas para fazer novos investimentos.

Para o deputado Tadeu Veneri, a decisão também compromete o cronograma de obras da empresa. “A decisão, aprovada em assembleia geral, encontrou resistências internas, que resultou na demissão do Diretor de Finanças e de Relações com Investidores da Copel, Luiz Eduardo Sebastiani, e da substituição de conselheiros que se opunham à medida. Os recursos que serão distribuídos entre os acionistas estavam, anteriormente, destinados ao deveria ser destinada à Reserva de Retenção de Lucros, cuja finalidade é assegurar o programa de investimentos da Companhia”.

#copel #betoricha #previdência #oposição

1 visualização

Praça Nossa Senhora de Salette, s/nº
Gabinete 101 - 1º Andar - Centro Cívico

Curitiba - Paraná

CEP: 80530-911

Siga Requião Filho nas Redes Sociais

  • TikTok
  • Face do Requião Filho
  • Twitter do Requião Filho
  • YouTube do Requião Filho
  • Instagram do Requião Filho
  • Flickr do Requião Filho
  • SoundCloud  do Requião Filho