Buscar

Fundação Paranaense presidida por Requião Filho está entre as mais atuantes do Brasil


Pelo quinto ano consecutivo, a Fundação Ulysses Guimarães do Paraná está no topo do ranking das filiais que mais formou alunos no Brasil! Somente nos últimos doze meses, a FUG formou 4 mil alunos, em mais de 60 turmas espalhadas pelo Estado.

Para Requião Filho, isto é muito representativo. “Conseguimos uma atuação abrangente e importante, em todas as regiões. É um trabalho que me enche de orgulho, aberto a todos, com cursos gratuitos de formação política, dicção e oratória, captação de recursos públicos e até módulos específicos voltados para Gestores Públicos Municipais”.

No comando da FUG no Paraná desde o início de 2015, Requião Filho tem se destacado pela gestão dinâmica e pela ampliação na oferta e realização de cursos pelo Estado. Em entrevista esta semana, o deputado falou sobre o trabalho realizado e ressaltou alguns pontos importantes.

Entrevista

Quem pode participar dos cursos? O fato do vereador ou prefeito ser de outro partido traz algum impedimento?

Independentemente de qualquer vinculação partidária, para participar basta apenas se inscrever e aproveitar os conteúdos ofertados. De início percebemos certa timidez por parte de alguns gestores, mas logo todos descobrem os inúmeros benefícios que podem ser alcançados. Muitos fecham grupos grandes de funcionários e assessores de prefeituras, por exemplo, o que traz resultados efetivos à gestão administrativa como um todo. As consequências são sempre positivas e imediatas!

Que resultados você destacaria?

São vários, desde um funcionário que aprende se expressar melhor em seu setor depois do treinamento de dicção e oratória, ou ainda um gestor que aprende de fato como captar recursos públicos federais. Tudo isso traz resultados efetivos e a população está cansada de esperar. Muitas vezes, os prefeitos têm boas ideias, mas os recursos não chegam aos municípios por falta de conhecimento na formulação dos projetos.

Quais os cursos disponíveis?

Neste momento, há destaque para o curso voltado aos Gestores Municipais, pois os novos prefeitos, vereadores e secretários precisam de todo apoio para iniciar seus mandatos. Mas são vários os cursos ofertados e a população pode e deve participar também, até porque é preciso entender a dinâmica e o trabalho de seus representantes, para poder cobrar depois o resultado do que foi prometido nas eleições.

E são cursos reconhecidos?

Sim, todos são certificados pelo Ministério da Educação e contam como horas-aula extracurriculares, o que contribui em muito para a formação do estudante paranaense, que poder ventura queira complementar seu aprendizado acadêmico. Ao final de cada curso, o aluno recebe o certificado com todas as informações necessárias para agregar ao currículo profissional.

Quais as modalidades dos cursos ofertados pela Fundação?

No Paraná, além dos cursos tradicionais à distância oferecidos pela FUG Nacional, nossa equipe prima ofertar também cursos presenciais. Há disponibilização de material didático impresso.

Os cursos são voltados apenas para políticos, filiados e militantes?

Não, muito pelo contrário. Os cursos são voltados para toda a população, respeitando a finalidade legal da fundação. É importante que os gestores públicos, prefeitos, vereadores, assessores em geral, frequentem os cursos para se atualizarem sobre as alterações na legislação e para se aprimorarem. Isto é bom para cada um deles e principalmente para a sociedade que passa a ter administradores e parlamentares mais qualificados e preparados. Porém, os cursos agregam principalmente conhecimento para o cidadão, aproximando-o de temas políticos e administrativos que ele não encontra em qualquer escola. É aquela informação essencial, que permite ao eleitor estar munido de conhecimento para cobrar o político eleito por ele.

Em relação aos jovens, o senhor percebe o distanciamento da juventude da política? Como a Fundação lida com isto?

Fazer o jovem pensar a política é um grande desafio! Porém, não devemos subestima-los. Eles têm interesse, querem participar e devemos integrá-los desde cedo. Os jovens têm uma visão, muitas vezes, criativa e ideias ótimas para melhorar a situação da comunidade onde vivem. Mas nem sempre são ouvidos. E não é isso o que queremos! Por isso, estamos oferendo formação de qualidade gratuita para todos. É preciso incentivar a argumentação e oferecer um conteúdo sério, dinâmico e responsável para que todos participem mais ativamente.

E, por fim, como fazer para realizar as inscrições?

Os interessados em formar uma turma em seu município devem entrar em contato com nossos facilitadores. É fácil! É só escrever um e-mail para fundacaoulyssespr@gmail.com. Todos estão convidados! A lista completa de cursos e as informações sobre nossa atuação no Paraná estão no meu site – requiaofilho.com.br/fugpr. Em 2017, você pode fazer a diferença. Participe!

#fug

1 visualização

Praça Nossa Senhora de Salette, s/nº
Gabinete 101 - 1º Andar - Centro Cívico

Curitiba - Paraná

CEP: 80530-911

Siga Requião Filho nas Redes Sociais

  • Face do Requião Filho
  • Twitter do Requião Filho
  • YouTube do Requião Filho
  • Instagram do Requião Filho
  • Flickr do Requião Filho
  • SoundCloud  do Requião Filho