Buscar

Oposição propõe audiência pública para debater fechamento de escolas


Deputados da oposição criticaram duramente o governo Beto Richa (PSDB) nesta segunda-feira (26) por conta do fechamento de escolas públicas no Paraná. Os parlamentares anunciaram que vão realizar no próximo dia 9 uma audiência pública para debater o tema com a comunidade escolar.

O deputado estadual Requião Filho (PMDB) chegou a protocolar na última quinta-feira, um pedido oficial de informações à Secretária da Educação, Ana Seres Trento Comin, para que explique os motivos de anúncios que vêm sendo divulgados de que inúmeras escolas públicas serão fechadas em todo Paraná. O que chama atenção, segundo Requião Filho, é que não houve até agora qualquer explicação definitiva aos professores e pais das Escolas que terão as atividades encerradas.

“É preciso que a Secretaria explique à sociedade qual foi o estudo prévio realizado que comprovou a necessidade desta medida tão radical, que desmobiliza a Educação no Paraná. Provavelmente mais um corte de gastos por falta de planejamento do governo estadual”, afirmou o deputado. Quantas escolas, quais e o porquê são alguns dos questionamentos enviados no documento que tem prazo de trinta dias para ser respondido.

Líder da bancada, o deputado Tadeu Veneri (PT) disse que o Legislativo não pode aceitar a decisão unilateral do governo de fechar as instituições somente porque estão instaladas em prédios alugados e, com isso, acredita que irá recuperar as finanças do Estado. “Estão anunciando o fechamento de escolas com setecentos alunos. O governo do Paraná está tratando professores, estudantes, pais e a comunidade como se fossem gado, que podem ser relocados de um lado para outro. É uma decisão unilateral que não pode ser tomada desta forma. É preciso ouvir a comunidade.”

O deputado Professor Lemos (PT) contou que os diretores estão sendo informados sobre o fechamento pela Secretaria da Educação e que os motivos permanecem obscuros. “Nas cidades do interior, mudar de escola pode inviabilizar a frequência escolar dos alunos. As distâncias são muito grandes e não há transporte suficiente”.

A audiência pública para debater o fechamento das instituições de ensino será realizada no dia 9 de novembro, a partir das 9 horas, no Plenarinho da Alep.

#oposição #escolas

0 visualização

Praça Nossa Senhora de Salette, s/nº
Gabinete 101 - 1º Andar - Centro Cívico

Curitiba - Paraná

CEP: 80530-911

Siga Requião Filho nas Redes Sociais

  • TikTok
  • Face do Requião Filho
  • Twitter do Requião Filho
  • YouTube do Requião Filho
  • Instagram do Requião Filho
  • Flickr do Requião Filho
  • SoundCloud  do Requião Filho