Search

Oposição pede explicações sobre ação policial contra jovens em evento


A bancada de oposição apresentou hoje (20) requerimento de pedido de informações ao secretário de Segurança Pública, Wagner Mesquita, sobre a ação policial realizada na madrugada de sábado (17), em Faxinal do Céu, quando um grupo de jovens da delegação de Curitiba que chegava para participar da 3º Conferência Estadual de Juventude foi submetido a uma constrangedora revista policial. O requerimento foi aprovado por unanimidade pelo Plenário da Assembleia Legislativa (Alep).

Em nota, o Conselho Municipal de Juventude informou que a delegação foi obrigada a descer do ônibus e então submetida a revista. “Somente a representação curitibana foi submetida a esta situação, o que põe em descrédito a alegação de que aquela seria uma operação padrão para a própria segurança dos participantes”, informa o grupo.

Em fotos divulgadas pelo Conselho, os jovens aparecem enfileirados ao lado do ônibus, com malas e mochilas abertas e espalhadas pelo chão. Eles são abordados por policiais civis e militares fortemente armados.

Membro da Comissão de Juventude da Alep, o deputado professor Lemos (PT), que participou da Conferência no sábado, disse que o governo Richa não pode partir do pressuposto que os jovens são criminosos. “Foi um constrangimento total. Eles foram obrigados a descer do ônibus e todos levaram uma ‘geral´. Os jovens não podem ser tratados pelo governo como bandidos.”

O deputado Requião Filho (PMDB) afirmou que o episódio mostra a falta de preparo e cuidado do governo tucano com a juventude. “Os jovens devem ser estimulados a participar da política e não ser tratados como marginais”.

No requerimento, a oposição questiona os critérios técnicos que justificaram a ação e por que apenas a delegação de Curitiba foi submetida à abordagem. A bancada ainda quer saber de quem partiu a ordem para a operação, quantos policiais participaram e os critérios que justificaram a utilização de armamento pesado e cães. Os deputados também pediram cópias dos relatórios policiais com os resultados da ação.

#faxinaldoceu #oposição

0 views

Praça Nossa Senhora de Salette, s/nº
Gabinete 101 - 1º Andar - Centro Cívico

Curitiba - Paraná

CEP: 80530-911

Siga Requião Filho nas Redes Sociais

  • Face do Requião Filho
  • Twitter do Requião Filho
  • YouTube do Requião Filho
  • Instagram do Requião Filho
  • Flickr do Requião Filho
  • SoundCloud  do Requião Filho